A publicidade não é uma novidade no Gmail, mas até à data essa vertente comercial do serviço era arrumada num espaço lateral reservados a anúncios, não se misturando com as mensagens do utilizador.

Com esta mudança, a publicidade passa a assumir o formato de mensagem de correio, com uma apresentação igual a qualquer outra mensagem recebida. Estas propostas comerciais arrumam-se no separador dedicado às Promoções, que agora ajuda a dividir a inbox, para onde são também encaminhadas as mensagem de cariz comercial diretamente endereçadas ao dono da caixa de correio. Aí são identificadas com uma etiqueta amarela de com a designação Ad (anúncio).



A Google ainda não deu grandes detalhes sobre a novidade, pelo que não há confirmação de que a experiência venha a assumir carácter definitivo. Para já sabe-se que é uma beta fechada de um novo programa.



Mesmo assim, a opção da empresa já está a merecer algumas críticas, temendo-se que ponha em causa aquele que até à data era um dos pontos positivos do Gmail; a boa gestão do spam, que assim se tornava pouco intrusivo para o utilizador.



Numa resposta à CNet, a empresa explica a propósito que esta nova forma de entregar publicidade não é mais do que uma forma de "enviar os anúncios para uma localização mais adequada".

A Google diz ainda que para o fazer "foi melhorada a qualidade dos anúncios e não os mostramos a não ser que sejam relevantes" e também sublinha que há uma forma simples de dispensar os anúncios, para quem não os queira ver.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.