A publicidade não é uma novidade no Gmail, mas até à data essa vertente comercial do serviço era arrumada num espaço lateral reservados a anúncios, não se misturando com as mensagens do utilizador.
Com esta mudança, a publicidade passa a assumir o formato de mensagem de correio, com uma apresentação igual a qualquer outra mensagem recebida. Estas propostas comerciais arrumam-se no separador dedicado às Promoções, que agora ajuda a dividir a inbox, para onde são também encaminhadas as mensagem de cariz comercial diretamente endereçadas ao dono da caixa de correio. Aí são identificadas com uma etiqueta amarela de com a designação Ad (anúncio).
A Google ainda não deu grandes detalhes sobre a novidade, pelo que não há confirmação de que a experiência venha a assumir carácter definitivo. Para já sabe-se que é uma beta fechada de um novo programa.
Mesmo assim, a opção da empresa já está a merecer algumas críticas, temendo-se que ponha em causa aquele que até à data era um dos pontos positivos do Gmail; a boa gestão do spam, que assim se tornava pouco intrusivo para o utilizador.
Numa resposta à CNet, a empresa explica a propósito que esta nova forma de entregar publicidade não é mais do que uma forma de "enviar os anúncios para uma localização mais adequada".
A Google diz ainda que para o fazer "foi melhorada a qualidade dos anúncios e não os mostramos a não ser que sejam relevantes" e também sublinha que há uma forma simples de dispensar os anúncios, para quem não os queira ver.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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