Para assinalar o mês Europeu de Sensibilização para a Cibersegurança, a Google decidiu incluir novas funcionalidades de privacidade e segurança nos seus serviços.

Numa publicação no seu blog oficial, a gigante de Mountain View explica que proteger os utilizadores contra as ameaças do mundo online é uma prioridade. Por exemplo, a Navegação Segura protege mais de 4 mil milhões de dispositivos, o Gmail bloqueia mais de 100 milhões de tentativas de phishing diariamente e o Google Play Protect verifica mais de 50 mil milhões de aplicações todos os dias para bloquear software malicioso e outras ameaças.

Através do novo sistema de alertas de segurança de alta visibilidade, os utilizadores vão passar a receber uma mensagem na aplicação Google que estão a utilizar assim que seja detetado algum problema grave, escusando a necessidade de verificar os alertas no e-mail ou no telefone.

Novos alertas de segurança da Google Novos alertas de segurança da Google
créditos: Google

A empresa afirma também que os novos alertas são resistentes a ataques de spoofing. O sistema de alertas vai começar a ser disponibilizado de forma limitada ao longo das próximas semanas e chegará mais amplamente aos utilizadores a partir do início de 2021.

Mas não é tudo: a empresa planeia estrear nas próximas semanas um novo modo convidado para o Google Assistant, a pensar em todos os momentos em que os utilizadores não querem que as interações fiquem guardadas na sua conta.

A funcionalidade pode ser desativada a qualquer momento e a Google indica que há sempre a possibilidade de apagar tudo o que foi dito ao assistente virtual. Ao Google Assistant chegam também mais respostas a perguntas comuns sobre segurança e privacidade.

Novas funcionalidades de segurança da Google
créditos: Google

Além disso, em breve, os utilizadores vão poder editar diretamente os dados do seu Histórico de Localização na Linha Cronológica, adicionando ou removendo locais que foram visitados. O motor de busca da Google é o ponto de partida para muitas perguntas e, a partir de agora, sempre que procurar por questões como "A Minha Conta Google está segura?", poderá ver as configurações pessoais de segurança e privacidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.