A Google está a destacar hoje o mês da Cibersegurança, que durante o mês de outubro assinala com várias iniciativas as questões da segurança online, e um post no seu blog traz várias novidades sobre a forma como a empresa quer reforçar esta área, e simplificar as configurações para o utilizador, incluindo o controle através de comandos de voz.
"O nosso objetivo foi, sempre, criar produtos que são simples, úteis e intuitivos. E não é muito diferente nas questões da privacidade e da segurança: gerir os seus dados deve ser tão fácil como fazer uma reserva num restaurante ou saber a previsão do tempo", refere a empresa lembrando investimentos como o modo de navegação anónimo no Chrome, a verificação de privacidade e a Minha Conta Google.
Já este ano a empresa reforçou o controle dos dados pessoais, facilitando o acesso às configurações e novas formas de utilizar as aplicações da Google, com o modo de navegação anónima, e introduziu opções para apagar automaticamente informação guardada nos equipamentos, como o seu Histórico de Localização, pesquisas e gravações de voz.
Hoje a Google anuncia novas funcionalidades, como o alargamento do modo de navegação anónimo que passa a ser possível também no Google Maps, evitando que as pesquisas e movimentos sejam guardados. Através do perfil vai poder ligar e desligar este modo facilmente nas apps, uma funcionalidade que vai estar disponível nas próximas semanas para Android e muito em breve para iOS.
Dados de navegação apagados no YouTube
No Youtube vai ser também possível apagar automaticamente os dados do histórico de navegação, pelo período de 3 1 18 meses, à semelhança do que já acontecia com o histórico de localização e a atividade na web e nas aplicações.
A assistente da Google também entra nas novas funcionalidades, e, a partir de agora, quando o utilizador disser "Ok Google, como mantém a minha informação segura?" vai ter acesso a toda a cartilha de informação sobre o que a empresa está a fazer nesta área.
Mais interessante é a possibilidade de controlar as configurações de privacidade com comandos simples de voz. A partir dos próximos dias, vai poder excluir conversas dizendo apenas frases como "Ok, Google, apaga a última coisa que eu disse" ou "OK, Google, apaga tudo o que eu disse na semana passada". Se quiser alargar o período de tempo a Assistente abre a página das configurações da sua conta para concluir este processo.
Os recursos vão funcionar automaticamente, mas por enquanto só em inglês, sendo que a Google promete alargar a funcionalidade a outros idiomas ao longo do próximo mês.
Gerir as passwords com a Google
Com a multiplicação de contas é fácil cair no facilitismo e usar a mesma password em vários sites, ou palavras passe menos seguras e a Google já tinha uma ferramenta de gestão que ajudava a guardar automaticamente os dados e que agora foi reforçada.
O novo gestor de palavras-passe avisa se alguma das suas palavras-passe é fraca, reutilizada ou se foi exposta a uma violação de dados em algum dos sites, o que se pode tornar útil.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários