A Google tem vindo a enfrentar o escrutínio das autoridades e reguladores devido à forma como trata os dados dos utilizadores e, recentemente, até foi levada a tribunal por invadir a privacidade de quem usa o modo incógnito do Google Chrome. A gigante de Mountain View compromete-se agora a fazer mudanças no tratamento dos dados e passará a disponibilizar por definição a eliminação automática dos dados recolhidos após um período de 18 meses.

No blog oficial da empresa, Sundar Pichai, CEO da Google e da Alphabet, explica que a medida será aplicada para todas as novas contas criadas a partir de hoje e, nos dados em questão incluem-se o histórico de atividades na Web e nas aplicações, assim como os registos de localização. É também possível configurar o sistema para remover automaticamente os dados a cada três meses.

Google traz novidades na forma como trata dos dados dos utilizadores. O que muda na privacidade?
créditos: Google

No caso dos utilizadores que já tinham ativado anteriormente o histórico de localização e a as atividades da Web e de aplicações, a Google não fará alterações às configurações. Porém, relembrará ativamente o utilizador acerca dos controlos de eliminação automática através de através de notificações e emails.

De acordo com Sundar Pichai, a nova medida de privacidade vai ser introduzida em breve noutros produtos e serviços da Google, como, por exemplo, no YouTube. O responsável indica que o período estabelecido por definição para a eliminação automática dos dados será de 36 meses, caso seja criada uma nova conta ou quando o histórico do YouTube por ativado pela primeira vez.

A nova medida não será aplicada no caso do Gmail, Drive e Fotos, pois, como elucida do CEO da gigante tecnológica, os produtos em questão foram desenvolvidos para “armazenar e proteger com segurança” durante o período em que o utilizador precisar de aceder a eles.

Google traz novidades na forma como trata dos dados dos utilizadores. O que muda na privacidade?
créditos: Google

Aos serviços e produtos da Google vão chegar também novas funcionalidades que prometem um maior controlo da privacidade. Em breve, será possível aceder mais facilmente aos controlos da conta Google, que passarão a estar disponíveis diretamente a partir da pesquisa, e ao modo incógnito no motor de busca, no Maps e no YouTube, onde bastará pressionar na imagem de perfil.

Google traz novidades na forma como trata dos dados dos utilizadores. O que muda na privacidade?
créditos: Google

A empresa quer também tornar mais útil a funcionalidade de verificação de privacidade. Além de incluir recomendações para ajudar o utilizador a gerir as definições de segurança, a Google facilitou o acesso à função. Além disso, chegará dentro das próximas semanas, uma ferramenta de verificação de palavras-passe que indicará se as credenciais guardadas na conta foram comprometidas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.