O governo britânico admitiu que o processo de colocar o país online ainda está longe de se completar e que ainda há muito a fazer para transformar o país numa economia baseada no conhecimento.



Num encontro recente em Londres, o primeiro-ministro britânico Tony Blair anunciou um novo plano nacional prometendo acesso à Internet de alta velocidade em todas as escolas públicas, universidades e hospitais do país, ao mesmo tempo que salientava que o governo britânico tem um longo caminho a percorrer conduzir o país numa adopção massificada da banda larga. "Estamos a sair-nos bem, mas não o suficiente", afirmou Tony Blair, citado pela BBC News, "ainda falta muito para percebermos o grande potencial da tecnologia".



O Reino Unido tem recebido muitas críticas à sua vontade de se transformar numa "autoridade tecnológica" que Blair afirma ter o potencial para ser. O país falhou este ano o objectivo de chegar a número um na área do comércio electrónico, sendo batido pelos Estados Unidos. Um dos muitos desafios que o Reino Unido enfrenta actualmente é fazer com que as empresas adoptem o comércio online. Até agora, apenas oito por cento das cerca de um milhão de PMEs britânicas têm acesso de alta velocidade à Internet.



O país estabeleceu como "deadline" para pôr todos os serviços governamentais online 2005, indica a BBC. Mas a questão fulcral está em levar o comum dos cidadãos a usar os serviços, quando actualmente apenas um em cada 10 cidadãos interage com os serviços governamentais usando métodos electrónicos.



Notícias Relacionadas:

2002-08-05 - Comissão eleitoral aconselha Reino Unido a ampliar prazo para adopção do sistema de voto electrónico

2002-07-03 - Dinamarca lidera acesso europeu à Net em banda larga

2002-06-24 - Banda larga é mais barata no Reino Unido