O Governo está a trabalhar com a ACEPI para lançar em breve uma iniciativa que facilite a entrada das pequenas e micro empresas na Economia Digital, potenciando os benefícios de competitividade e produtividade que poderá trazer para o seu negócio. O anúncio foi feito hoje pelo secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira na abertura do Debate sobre o Estado da Economia Digital, organizado pela ACEPI.



"Portugal atravessa um período menos bom do ponto de vista económico e financeiro, mas é nestas alturas que se torna necessário analisar de que forma podemos criar as nossas oportunidades, tirando partido da vontade de criar e inovar", afirmou o secretário de Estado.


Defendendo que a economia digital tem várias ferramentas que permitem às empresas chegar de forma rápida a novos mercados e inovar, Carlos Oliveira citou os números mais recentes da IDC para o mercado português, que estimam que em 2015 o negócio digital pode ter um peso de 11,8% no PIB e que 1,7 milhões de portugueses farão compras online, gastando mais de 1.581 euros por ano, dados que mostram a importância do sector e da iniciativa.



O secretário de Estado não revelou pormenores sobre a iniciativa, afirmando apenas que será "lançada em breve", mas o TeK sabe que envolverá um pacote de acesso à Internet, email e alojamento de sites, transacionais e não transacionais.



"Torna-se fundamental aproveitar as oportunidades da economia digital para potenciar as empresas e potenciar o crescimento acelerado e competitividade", sublinha.
Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, já tinha demonstrado antes o empenho da associação no desenvolvimento da Economia Digital através do apoio às empresas, o desenvolvimento de boas práticas, o estudo do mercado e a formação de profissionais.



O Debate do Estado da Economia Digital decorre esta manhã no Centro de Congresso da Junqueira e é uma das iniciativas desenvolvidas pela associação a propósito da Portugal Internet Week'12.



Ainda hoje e durante o dia de amanhã decorrem vários fóruns e apresentações de empresas, assim como uma exposição que integra mais de 40 empresas. Na quinta-feira, 11 de Outubro, será o Dia das Compras na Net, onde se espera que várias lojas online ofereçam grandes descontos e promoções nas compras realizadas nesse dia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico