A decisão acaba de ser comunicada pelo Governo, que indica que as renovações de matrícula para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos passam a processar-se de forma automática. A exceção é a transferência de estabelecimento de ensino, e as inscrições no 5º, 7º e 10º ano, que marcam mudanças de ciclo.

Nos últimos dias têm-se multiplicado as queixas dos encarregados de educação que tentavam, sem sucesso, renovar as matrículas dos seus filhos e educandos, o que levou até ao adiamento do prazo de encerramento das matrículas nos vários ciclos de ensino.

Com esta decisão, apenas os anos de início de ciclo de ensino, ou seja, o 5º, 7º e 10º ano, assim como as transferências, vão continuar a ser feitas através do Portal das Matrículas.

O Governo assume que esta mudança de procedimento vem "aliviar o fluxo do Portal das Matrículas". Isto apesar de "vários dias em que foram ultrapassadas as 100 mil matrículas diárias, e de já terem sido concluídas cerca de 70% do total". "Este procedimento vem aliviar o fluxo do Portal das Matrículas e, por conseguinte, poder melhorar a acessibilidade da página, para quem tenha de efetuar a matrícula por essa via", escreve em comunicado.

São reconhecidos também os problemas registados. "Além do fluxo de acessos, associado a páginas conexas ao Portal das Matrículas que estiveram em baixo, registaram-se ataques informáticos de elevada complexidade, que estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que provocaram graves bloqueios no sistema", refere o mesmo comunicado.

As matrículas para o pré-escolar e 1.º ano terminavam hoje e ontem oo gabinete do Ministério da Educação dava conta de um “afluxo extraordinário de acessos”, apesar de 94% dos alunos destes anos já estarem inscritos. E notava que aqueles que não conseguiram completar a inscrição online no prazo previsto poderiam fazê-lo presencialmente, na secretaria das escolas. Para as renovações  de matrículas dos alunos que vão frequentar os anos do 2º ao 12º ano, o prazo apenas termina a 12 de julho, estando as matrículas abertas desde o dia 26 de junho.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 16h03