No final do mês de janeiro, vão ser apresentados os resultados das recomendações dos peritos que compõem o grupo de trabalho de combate ao bullying nas escolas públicas e privadas.

As recomendações e orientações propostas pelo grupo de trabalho assentam nos resultados de um inquérito a alunos, na revisão dos procedimentos a adotar e vão incluir as sugestões de peritos nas áreas, após a realização de várias sessões de auscultação.

Elaborado pelo ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em colaboração com a Direção Geral de Educação (DGE), o estudo tem como objetivo caracterizar os comportamentos de bullying e CyberBullying nas escolas portuguesas.

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Consiste em dois questionários que deverão ser preenchidos no início de janeiro pelos jovens (12-18 anos):  as escalas EBIP-Q e ECIP-Q e uma pequena ficha de caraterização sociodemográfica, explica o Ministério da Juventude e Modernização em comunicado.

Os inquéritos decorrerão em contexto escolar, em várias escolas de norte a sul do país, públicas e privadas, sendo os seus resultados analisados até ao final desse mês. “Desta forma, o resultado trará um retrato fidedigno e científico do bullying nas escolas”, sublinha-se.

Paralelamente, está em curso o processo de revisão dos instrumentos de informação existentes, da autoria da DGE, com vista à produção de um guião para professores, de um guião para assistentes operacionais e de uma infografia para alunos. “Esta revisão está a ser feita com a consulta a entidades relevantes e peritos na matéria, cujos contributos serão analisados e refletidos nos guiões pela DGE”.

Adicionalmente, têm vindo a decorrer sessões de auscultação a várias entidades e personalidades, com vista à compilação de recomendações a implementar no ano letivo 2025/2026 e à elaboração de uma proposta de canal de denúncias. As recomendações em causa integrarão o relatório final que será elaborado pelo Grupo de Trabalho e cujos resultados serão apresentados publicamente no final de janeiro de 2025.