Três anos depois dos músicos Luis Fonsi e Daddy Yankee verem o seu “Despacito” tornar-se viral e saltar para a frente dos vídeos mais assistidos no YouTube, há um novo campeão. Trata-se de um vídeo para crianças chamado Baby Shark, que ultrapassou a marca dos 7 mil milhões de visualizações. O vídeo, produzido pela Pinkfong, empresa de conteúdos educativos sul-coreana, foi submetido à plataforma de vídeos em junho de 2016.

A pandemia parece ter dado uma ajuda à explosão dos vídeos infantis no serviço de streaming, sobretudo no período do confinamento onde houve necessidade de encontrar formas de entreter os mais pequenos. E não há dúvida que a melodia “dododoodo” da música fica rapidamente no ouvido, provavelmente levando muitos utilizadores a colocarem o mesmo em “loop”.

O The Verge dá conta que o vídeo tinha “apenas” 2,5 mil milhões de visualizações em abril, tendo praticamente triplicado o número durante no último semestre, correspondendo ao período da pandemia, num crescimento de 181%. A música “Despacito” ocupa agora o segundo lugar com 7,04 mil milhões e em terceiro lugar o principal êxito de Ed Sheeran “Shape of You”, com 5,05 mil milhões de visualizações.

tek graficos youtube
(Fonte: Wikipedia)

Na lista dos mais vistos na plataforma estão ainda listados mais dois vídeos de músicas para crianças. “Masha and the Bear” surge em quinto com 4,4 mil milhões de visualizações e “Johny Johny Yes Papa” em sexto com 4,15 mil milhões. E segundo é referido, o atual número um ainda não atingiu o pico da popularidade, podendo somar bem mais visualizações nos próximos tempos, sobretudo num período em que a pandemia não está a dar tréguas.