As contas oficiais de Twitter do Jogos Olímpicos e do clube de futebol FC Barcelona foram invadidas pelo grupo de hackers OurMine. Nas publicações já apagadas, os “delinquentes informáticos” deixaram a mensagem “Tudo é capaz de ser hackeado”, recomendando também os seus serviços de cibersegurança.

Tweet publicado pelo grupo de hackers OurMine
créditos: @ManUtd_HQ (Twitter)

No caso do Twitter do FC Barcelona, os hackers decidiram anunciar que tinham lido mensagens privadas do clube de futebol, as quais indicavam que Neymar ia voltar ao clube. Mais tarde, a equipa confirmou que tinha sido hackeada, sendo que os tweets realizados em seu nome foram feitos através de uma aplicação externa.

Tweets publicados pelo grupo de hackers OurMine
Créditos: @ManUtd_HQ (Twitter)

O clube espanhol afirma que vai levar a cabo uma auditoria de cibersegurança de forma a evitar incidentes semelhantes. Já o Comité Olímpico Internacional confirmou, em comunicado à imprensa, que a segurança da sua conta de Twitter tinha sido comprometida e que está já a investigar o que se passou.

Em declarações ao Business Insider, o grupo OurMine confirmou que está por trás dos ataques. Os hackers indicaram que escolhem os seus alvos de forma aleatória, utilizando aplicações externas para aceder às contas das vítimas.

Hackers invadem conta do Netflix no Twitter. Mas só para testar a segurança da plataforma
Hackers invadem conta do Netflix no Twitter. Mas só para testar a segurança da plataforma
Ver artigo

Recorde-se que o grupo de hackers oriundos da Arábia Saudita é conhecido por invadir as contas de grandes nomes da tecnologia, como Mark Zuckerberg ou Sundar Pichai, ou plataformas como o Netflix. Os hackers afirmam que a sua atuação não tem como objetivo extorquir informações ou instalar malware, mas sim demonstrar as vulnerabilidades de segurança que existem nas contas e provar que estas plataformas não estão devidamente protegidas contra ciberataques.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.