A Securities and Exchange Commission (SEC) ainda não tomou uma decisão final quanto ao futuro os ETFs (Exchange Traded Funds) com exposição direta à Bitcoin nos Estados Unidos. Mas, ontem, a sua conta na rede social X (antigo Twitter) foi comprometida, com quem a hackeou a deixar uma publicação que dizia que este tipo de ETF tinha sido aprovado.

A publicação foi eventualmente apagada, a cerca de 30 minutos depois de ter aparecido, e Gary Gensler, presidente da SEC veio a público, através da rede social X, confirmar o incidente e que o regulador norte-americano não tinha finalizado a decisão.

Já num comunicado enviado à imprensa, a entidade reguladora reitera que houve um breve acesso não autorizado à sua conta na rede social X por parte de uma entidade desconhecida, avança a Reuters. A SEC afirmou que iria trabalhar em colaboração com as autoridades para investigar o incidente.

A rede social de Elon Musk também se pronunciou sobre o caso. O departamento de segurança da plataforma avançou que, tendo em conta uma investigação preliminar, o incidente não foi causado por uma falha nos sistemas da rede social, mas sim por alguém que conseguiu ter acesso ao número de telefone associado à conta da SEC através de terceiros.

“Confirmamos também que a conta não tinha autenticação de dois fatores ativada no momento em que foi comprometida”, indica a publicação do departamento de segurança da X.

Além de deixar vários internautas dessatisfeitos, sobretudo os mais entusiastas pelo mundo das criptomoedas, o incidente também teve repercussão no valor da Bitcoin. Inicialmente, a publicação falsa fez o valor da criptomoeda mais conhecida e negociada disparar para quase 48.000 dólares, avança a imprensa internacional. No entanto, com a confirmação do incidente, o valor rapidamente desceu, com a criptomoeda a ser negociada a cerca de 45.000 dólares.

Bitcoin: EUA podem aprovar ETF com exposição direta à criptomoeda. O que significa e qual é o impacto?
Bitcoin: EUA podem aprovar ETF com exposição direta à criptomoeda. O que significa e qual é o impacto?
Ver artigo

Recorde-se que a expectativa de que a SEC aprove o primeiro ETF  com exposição direta à Bitcoin é grande e acredita-se que poderá abrir o mercado da criptomoeda a muitos mais investidores. Para o ajudar a compreender o que significa esta decisão e qual é o seu impacto, o SAPO TEK falou com especialistas da área e reuniu 6 perguntas e respostas essenciais, que pode consultar neste artigo.