A batalha que opõe os consumidores europeus à Apple tem novo aliado. Os holandeses decidiram juntar-se aos grupos de utilizadores que exigem a alteração das políticas praticadas pela empresa de Steve Jobs no sua loja de música digital online.



Em causa estão as limitações impostas pela Apple que restringe a reprodução dos ficheiros, adquiridos na loja, exclusivamente aos leitores que fabrica, os conhecidos iPods.



Ewald van Kouwen, representante de uma associação holandesa de defesa ao consumidor refere à Reuters que já foi apresentada uma queixa formal junto das autoridades anti-monopólio do país para que estas investiguem as "práticas ilegais" exercidas pelo iTunes.



No protesto a associação compara as práticas exercidas pela Apple com as de outras empresas e classifica-as como anti-concorrenciais. Ewald van Kouwen critica as opções da fabricante norte-americana e salienta que um consumidor não tem de ficar restrito a um equipamento para ouvir uma música que adquiriu, da mesma forma que quando compra um CD numa loja tem liberdade para o reproduzir em qualquer tipo de dispositivo, independentemente da marca.



Os consumidores holandeses afirmam que vão manter as queixas e tencionam levantar mais processos contra outras empresas que utilizem práticas semelhantes à Apple, entre as quais a Microsoft, caso esta opte por impor as mesmas regras de reprodução relativamente ao Zune.



A luta pela interoperabilidade entre sistemas dura há vários meses e já deu origem a diversas campanhas de oposição, algumas promovidas por governos, como aconteceu em França onde, em Agosto do ano passado, foi criada uma lei que obrigava a Apple a permitir a compatibilidade das suas músicas com outros equipamentos. O caso acabou por ser arrastado durante alguns meses e acabou por nunca ter efeito, já que a fabricante não alterou a sua estratégia.

Notícias Relacionadas:

2007-01-23 - Consumidores europeus pressionam Apple pela interoperabilidade entre sistemas