A Polícia Judiciária deteve em Vila Nova de Foz Côa, um homem de 47 anos, suspeito de “vários crimes de burla qualificada com a utilização de criptoativos, e branqueamento de capitais, que ao longo do último ano terá lesado dezenas de cidadãos”, lê-se no comunicado das autoridades.

O caso está a ser conduzido pelo Departamento de Investigação Criminal da Guarda, tendo apurado que através de um método fraudulento de investimentos em carteiras de criptoativos, este suspeito terá atuado sozinho.

Os ganhos ilícitos rondam uma média mensal acima dos 150 mil euros, praticados durante o último ano. Os lucros eram depois dissipados, num esquema de branqueamento de dinheiro, de forma reiterada.

O suspeito vai ser presente ao primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.