A ONU já tinha deixado o aviso e, agora, a Microsoft alerta para a possibilidade de uso de ferramentas de IA, assim como de manipulação de vídeos, em campanhas de influência, neste caso russas, durante as próximas eleições presidenciais norte-americanas, além de outros momentos eleitorais ao longo de 2024

No mais recente relatório dedicado à análise das ameaças digitais russas no contexto da guerra com a Ucrânia, os especialistas em cibersegurança da Microsoft indicam que o objetivo destas campanhas será direcionar a atenção do público para forças políticas que se opõem ao apoio à Ucrânia.

À medida que a guerra entra numa nova fase, que poderá prolongar ainda mais o conflito, é muito provável que os esforços cibernéticos para desmoralizar a população ucraniana, e para minar as diferentes fontes de apoio militar e financeiro à Ucrânia, aumentem, a par dos ciberataques que visam as redes de energia e água no país durante o Inverno.

Relatório Microsoft Threat Analysis Center | dezembro 2023
créditos: Microsoft

Dos vídeos manipulados à ciberespionagem

Entre março e outubro de 2023, os especialistas da Microsoft acompanharam as táticas utilizadas em campanhas cibernéticas e de influência russas. Durante este período, observaram-se operações para desmoralizar o público ucraniano, além de um foco maior na ciberespionagem.

Os especialistas indicam que, desde julho, vários atores de influência pró-Rússia enganaram celebridades para que fizessem mensagens em vídeo, que foram utilizadas depois em propaganda. Os vídeos foram manipulados para retratar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, como uma pessoa viciada em drogas.

Relatório Microsoft Threat Analysis Center | dezembro 2023
créditos: Microsoft

Acredita-se que os vídeos terão sido feitos através de pedidos na plataforma Cameo, com os atores de influência a pedirem às celebridades para enviarem uma mensagem a alguém chamado “Vladimir” para que procure ajuda para o abuso de substâncias.

Os vídeos foram modificados para incluir emojis, links e, em alguns casos, logótipos de meios de comunicação internacionais e publicados nas redes sociais.

Rede de propaganda russa usa TikTok para espalhar vídeos falsos sobre Ucrânia com milhões de visualizações
Rede de propaganda russa usa TikTok para espalhar vídeos falsos sobre Ucrânia com milhões de visualizações
Ver artigo

O Microsoft Threat Analysis Center observou sete vídeos deste tipo desde o final de julho de 2023, com personalidades como Priscilla Presley, o músico Shavo Odadjian e os atores Elijah Wood, Dean Norris, Kate Flannery e John McGinley.

Além de operações de ciberespionagem contra as forças militares ucranianas, o relatório indica que, durante este período, também se verificaram várias campanhas de influência, mesmo depois da morte de Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner, e da “troll farm” Internet Research Agency.

Os especialistas observaram também que, desde os ataques do Hamas em Israel em outubro, atores de influência alinhados com a Rússia, além de meios de comunicação social estatais, procuraram explorar este conflito para promover narrativas anti-Ucrânia e para exacerbar tensões geo-políticas.