Hoje realiza-se no Porto a Cimeira Social, organizada pela Presidência Portuguesa da União Europeia, que tem como objetivo apresentar soluções para os desafios do presente e futuro, sem deixar ninguém para trás. Aproveitando o tema, a Google revelou 10 sessões do #IamRemarkable até ao final do ano em Portugal, naquele que é um compromisso reforçado de uma transição digital mais inclusiva.

Esta iniciativa tem como objetivo “empoderar” as mulheres e capacitar grupos sub-representados para falar abertamente sobre as suas realizações no local de trabalho, e para além dele, “quebrando as normas de modéstia e preconceitos”, refere a tecnológica. A iniciativa começou em novembro de 2018 e já chegou a 77 mil participantes em 37 países na Europa, tendo ajudado as mulheres a sentirem-se mais confiantes e ativas na autopromoção e crescimento profissional.

A Google explica que as sessões do programa #IamRemarkable são feitas em parceria com associações e ONGs em Portugal, para que chegue às mulheres e população sub-representada. A primeira sessão vai fazer parte de um webinar do Atelier Digital a decorrer nos dias 18 a 21 de maio, destinado exclusivamente a um público feminino.

A Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, associação que luta pela igualdade e contra a discriminação das pessoas LGBTI+ e das suas famílias em Portugal, também está a trabalhar com a Google para organizar três workshops #IamRemarkable fechados para população lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo. À medida que as próximas sessões forem sendo marcadas, as entidades parceiras irão entrar em contacto com as suas pessoas associadas e voluntárias.