O ICANN acaba de aprovar a maior mudança de sempre nos nomes de domínio de topo na Internet, permitindo multiplicar de forma exponencial os TLD (Top Level Domain) disponíveis. Em teoria qualquer palavra, de qualquer língua, poderá agora substituir os tradicionais .com, .net ou .org.

A mudança já tinha sido antecipada pelo organismo responsável pela gestão dos domínios de topo e da infra-estrutura da Internet e estava a ser trabalhada há vários meses, sendo agora aprovada numa reunião especial que decorre em Singapura, com apenas uma oposição e duas abstenções.

“O ICANN abriu o sistema de nomes de domínio para libertar a imaginação humana. A decisão de hoje respeita os direitos dos grupos a criar novos Nomes de Domínios de Topo (Top Level Domains) em qualquer linguagem ou grafia. Esperamos que isto permita que o sistema de nomes de domínios sirva melhor a humanidade”, explicou Rod Beckstrom, presidente e CEO do ICANN.

Actualmente existem 22 domínios de topo, incluindo os primeiros – e mais famosos - .com, .org e .net. A estes somam-se os domínios de topo específicos de cada país, como o .pt ou .uk, num total que ultrapassa os 250 domínios sob os quais estão organizados os endereços da Internet.

Os novos TLDs vão mudar a forma como se localiza informação na Internet e como as empresas planeiam e estruturam a sua presença online. Uma grande empresa pode optar por terminar o seu endereço com o nome de domínio da sua marca, em vez de usar um domínio genérico.

Os pedidos para registo dos novos domínios vão estar abertos entre 12 de Janeiro de 2012 e 12 de Abril do mesmo ano e a expectativa da procura é elevada, quer das empresas quer de comunidades e até mesmo cidades, que poderão ter um domínio próprio, como .Lisboa.

O ICANN garante que os direitos dos proprietários e gestores dos actuais domínios foram assegurados e que as regras de aplicação (o Applicant Guidebook ) foram revistas de forma intensiva, recebendo várias revisões significativas e incorporando mais de mil comentários e contribuições da comunidade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.