A Internet Engineering Task Force (IETF) dissolveu o MARID, o grupo de trabalho encarregado de estabelecer um standard para a autenticação de email, em parte devido aos problemas relacionados com a proposta Sender ID da Microsoft.



A decisão anunciada deixa assim num impasse os esforços da indústria para desenvolver uma especificação única de autenticação para os emissores de mensagens de email, um processo que tornaria mais difícil aos spammers disfarçar a origem das suas mensagens.



O IETF propõe agora um estatuto de "experimental" à tecnologia da Microsof de modo a que a indústria possa testá-la, a par das outras propostas de autenticação rivais, tentando chegar a um consenso dessa forma.



A dissolução do conjunto de engenheiros, distribuidores de software e cientistas informáticos que formavam o MARID aconteceu uma semana após ter sido votada negativamente a proposta da Microsoft em colocar propriedade intelectual numa das partes da solução. O grupo considerou que a insistência da Microsoft em manter secreta uma possível aplicação da patente na tecnologia proposta era inaceitável (ver Notícias Relacionadas).



Entretanto, continuando a empreender a sua luta contra o spam, a Microsoft iniciou mais nove processos em tribunal, incluindo uma acção contra uma empresa de web hosting que alegadamente oferecia a chamada "hospedagem à prova de bala" aos spammers.



A última leva de processos eleva para 100 o número total de casos de anti-spam em que a Microsoft está envolvida, 70 dos quais nos Estados Unidos, uma estratégia da gigante da informática que se destina essencialmente a dificultar a sustentabilidade das empresas cujo negócio se baseia no envio massivo de correio promocional não solicitado.



Notícias Relacionadas:

2004-09-17 - AOL desiste de aplicar protocolo Sender ID da Microsoft

2004-09-16 - Sender ID da Microsoft sofre revés com rejeição do IETF

2004-09-07 - Sender ID perde apoio de duas representantes da comunidade open-source