Cerca de um terço das pessoas em todo o mundo (34% ) dizem ter dificuldade em ignorar o mundo digital, mesmo quando o deveriam fazer, segundo um estudo desenvolvido pela GfK, em especial até aos 49 anos de idade.

A partir dos 50 anos regista-se um maior número daqueles que estão à vontade para não ligarem às mensagens que chegam através do telefone, do tablet ou do PC ou às publicações, likes ou comentários no Facebook e companhia, comparativamente aos que assumem tal dificuldade.

Ainda assim, o grupo dos 50-59 anos regista já 23% com dificuldade em abstrair-se da tecnologia. “Este indicador vem provar, por via indireta, que os comportamentos antes atribuídos aos grupos mais jovens, como os millennials, trespassam hoje a maioria da população”, sublinha a GfK Portugal na nota enviada à imprensa.

O grupo etário mais jovem que foi estudado – 15 a 19 anos – é onde existe a maior percentagem de pessoas (44%) a afirmar ser difícil desligar-se. Neste grupo apenas 11% declara não ter essa dificuldade.

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Em termos de género, praticamente não há diferença, ou seja, 33% dos homens e 35% das mulheres, consideram ser difícil ignorar a tecnologia, mesmo em situações em que deveriam fazê-lo.

Realizado num conjunto de 17 países, que inclui, nomeadamente, Austrália, Brasil, China, França, Espanha, Reino Unido e EUA, os resultados globais indicam que 34% da população considera ser difícil colocar de lado o telemóvel, computador ou tablet e apenas 16% acha o contrário.

Em termos da análise por países, verifica-se que o Japão e a Coreia do Sul são aqueles onde a adição apresenta níveis menores, acompanhados pela Alemanha e Holanda. No extremo oposto, onde parece haver maior adição, estão países como a China, Brasil, Argentina e México. Esta percentagem varia entre 43% e 38% da população, neste quarteto de países.