Está prestes a transformar-se em mestre dos NFT, mas desde há algum tempo que “põe e tira o carro na garagem” das redes sociais. Não podemos dizer que Quim Barreiros domina o universo digital como domina a música popular portuguesa, mas tem uma equipa dedicada que trata do assunto por ele.

Facebook, Instagram e Twitter foram as apostas escolhidas para acolher as contas oficiais destinadas a dinamizar a marca Quim Barreiros, e que reúnem respetivamente 244 mil, 57,8 mil e 21,1 mil seguidores, ou seja, perto de 323 mil seguidores no total.

As publicações não têm uma frequência intensiva, sendo definidas consoante os lançamentos, concertos, eventos ou atividades em que o cantor participe. Já aquilo que nunca falta – ou não estivéssemos a falar de quem dá cartas nos trocadilhos musicais – é o apontamento de humor em cada post.

“Faz todo o sentido que as redes sociais respeitem a identidade do artista. O que comunicamos no Facebook, Instagram e Twitter está de acordo com aquilo que o Quim Barreiros é”, referiu ao SAPO TEK Emanuel Barreiros.

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Longe de ser uma pessoa 100% digital, o cantor costuma reagir numa publicação ou outra a quem comenta de forma divertida, igualmente com piada. “Aquilo que ele nos pede é para mantermos ao máximo o espírito dele, não desvirtuar aquilo que ele é”, contou o filho.

Além da divulgação do lançamento de novas músicas ou das datas dos concertos ou participações em programas de TV ou eventos de parceria, é comum encontrarmos uma ou outra publicação do quotidiano de Quim Barreiros, porque também é uma forma de aproximação à comunidade de pessoas que o seguem.

“A estratégia está a resultar bem”, garante Emanuel Barreiros, “com os seguidores na internet a reagirem de forma forte e acaba por ser muito engraçado”.

Neste momento a equipa de comunicação e marketing da marca Quim Barreiros, da qual faz parte João Gomes, da Happyfact, e Sara Teixeira, da Web3 Exclusible, está concentrada na estreia no universo blockchain, mais propriamente com o lançamento de uma coleção de NFT.

Os QuimFT vão consistir numa coleção exclusiva de 1.000 NFT, existindo 699 QuimFT únicos que representam um elemento emblemático ou uma expressão musical do cantor, desde o bigode ao chapéu, ao acordeão ou à cabritinha. Há ainda 300 QuimFTs inspirados em semanas académicas onde Quim Barreiros marcou presença e um QuimFT legendário. Cada NFT associado ao cantor ronda os 30 euros.

Os 1.000 NFT disponíveis estão a receber registo de acesso à pré-reserva até ao próximo dia 1 de maio, no site gerido pela equipa do artista, nft.quimbarreiros.pt. Haverá uma venda privada a 3 de maio, data em que o Quim Barreiros celebra o seu aniversário de casamento - e que terá associado o NFT alusivo ao icónico tema “O melhor dia para casar”. A venda para o público em geral começa a 4 de maio.

Independentemente da parte tecnológica, e do próprio NFT, o projeto é uma nova forma de comunicar sobre a marca Quim Barreiros, tal como também o são as redes sociais, apontou Emanuel Barreiros ao SAPO TEK.

A coleção é encarada como “uma celebração geral de tudo o que o Quim Barreiros já produziu e do que ainda poderá vir a produzir” e “vai permitir uma maior aproximação da comunidade do artista ao artista”, com os NFT como ponte de ligação, acrescentou Sara Teixeira.