Está agendada para esta quinta-feira a apresentação dos óculos inteligentes que resultam da parceria Facebook e Ray-ban, mas parte das novidades podem já ter sido reveladas. O leaker Evan “Evleaks” Blass publicou imagens que alegadamente são dos novos óculos, a que junta mais alguns detalhes sobre o que se pode esperar dos novos modelos. 

Segundo esta fonte, normalmente com acesso privilegiado a este tipo de informação, as empresas vão apresentar três modelos de óculos, com diferentes tipos de armações, que chegarão às lojas com a designação Ray-Ban Stories.

Os três modelos - Wayfarer, Round e Meteor - seguem as linhas clássicas dos óculos da RayBan, algo que o próprio Mark Zuckerberg também já tinha antecipado quando anunciou a parceria. Estão equipados com câmaras na zona superior lateral de cada lente e com um botão numa das hastes, que pode servir para operar as câmaras. Das imagens divulgadas é possível apurar mais uma conclusão: o nome do Facebook não surge em nenhuma zona do produto, a não ser na caixa. 

Mark Zuckerberg confirma que óculos inteligentes são o próximo equipamento a ser lançado pelo Facebook
Mark Zuckerberg confirma que óculos inteligentes são o próximo equipamento a ser lançado pelo Facebook
Ver artigo

Quando falou sobre o projeto com a Ray-Ban e com a Essilor Luxottica, que vai produzir os óculos, o fundador do Facebook deu também a entender que o produto a lançar seria uma abordagem em evolução a um conceito que a empresa vai continuar a desenvolver e a fazer evoluir. Referia na altura Zuckerberg que esta é uma “viagem até uns óculos completamente de realidade aumentada no futuro”. 

Recorde-se que o Facebook tem vindo a desenvolver outro projeto nesta área, conhecido como Aria, sobre o qual recentemente foram também revelados mais alguns detalhes, obtidos a partir de informação submetida ao regulador norte-americano.