Desde que revelou ao mundo o Project Aria na edição de 2020 do Facebook Connect, a empresa liderada por Mark Zuckerberg tem dado a conhecer alguns detalhes sobre a tecnologia que acompanhará os seus óculos de realidade aumentada. Porém, a forma como os óculos funcionarão continua envolta em algum mistério.

Agora, um manual de instruções submetido pelo Facebook à Federal Communications Comission (FCC) revela mais pormenores sobre o Project Aria e sobre a forma como poderá funcionar.

De acordo com a documentação, cuja última data de alteração remonta a 28 de agosto de 2020, o hardware do projeto toma o nome de código Gemini EVT (Engineering Valuation Test). Uma vez que se trata de um modelo de teste, o dispositivo não conta, para já, com uma componente visual de realidade aumentada, sendo usado para recolher dados acerca do que se passa ao redor do utilizador através dos seus sensores.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o Project Aria

O manual detalha que os óculos dispõem de um sensor de proximidade, além de quatro câmaras que captam vídeo e imagens. O website Protocol avança que o Facebook está a utilizar os mesmos sensores de câmara que existem no headset Oculus Quest 2, lançado em setembro do ano passado. O equipamento pode ser ajustado com lentes corretivas caso o utilizador necessite.

Os óculos contam com chips da Qualcomm e é utilizada uma versão modificada do Android, chamada Oculus OS, que serve como o seu sistema operativo. Há também uma aplicação iOS, que toma o nome Ariane, onde é possível configurar o dispositivo, liga-lo a uma rede Wi-Fi, verificar o estado da bateria, assim como as informações que foram recolhidas pelos sensores.

Os óculos do Facebook ainda estão numa fase de desenvolvimento experimental e a própria empresa admite no website do Project Aria que o equipamento não é um produto comercial que chegará às mãos dos consumidores, sendo antes um dispositivo usado pela empresa para estudar e testar a tecnologia de realidade aumentada.

Mark Zuckerberg confirma que óculos inteligentes são o próximo equipamento a ser lançado pelo Facebook
Mark Zuckerberg confirma que óculos inteligentes são o próximo equipamento a ser lançado pelo Facebook
Ver artigo

Fora do Project Aria, Mark Zukerberg confirmou recentemente que óculos inteligentes serão o próximo equipamento a ser lançado pela gigante tecnológica.

“Olhando para o futuro, o próximo lançamento será dos nossos primeiros óculos inteligentes da Ray-Ban produzidos em parceria com a Essilor Luxottica”, revelou o responsável durante a apresentação dos mais recentes resultados financeiros do Facebook.