O impacto económico dos bloqueios no acesso à Internet ultrapassou a marca dos 9 mil milhões de dólares em 2023, indicam dados de um novo relatório da plataforma Top10VPN. Ao todo, no ano passado, registaram-se 196 bloqueios em 25 países, afetando 747 milhões de pessoas.

O relatório detalha que, em 2023, registaram-se 79.238 horas de disrupções online causadas por Governos. Deste número, 25.535 horas corresponderam a “apagões” de Internet e 53.703 horas a bloqueios a redes sociais. Estima-se que 50% das disrupções causadas por Governos estavam associadas a situações de abuso dos direitos humanos.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

A rede social X (antigo Twitter) foi a mais bloqueada em 2023, com 10.683 horas de disrupções. Os dados do relatório indicam que os bloqueios à rede social X foram 18% superiores aos do Instagram, e 26% superiores aos que se registaram no TikTok.

A maior disrupção no acesso à Internet ocorreu no estado indiano de Manipur, totalizando 5.000 horas. A Rússia foi o país mais afetado pelos bloqueios no acesso à Internet, com um impacto económico de 4,02 mil milhões de dólares.

NetLoss Calculator mede o impacto económico dos bloqueios à Internet causados por Governos
NetLoss Calculator mede o impacto económico dos bloqueios à Internet causados por Governos
Ver artigo

Segue-se a Etiópia, com um impacto de 1,59 mil milhões de dólares, e o Irão, onde os bloqueios tiveram um impacto de 920,3 milhões de dólares.

O Iraque foi o país com o maior número de bloqueios no acesso à Internet, com um total de 66. Segundo os especialistas, a maioria das disrupções que se verificaram neste país estavam relacionadas com a época de exames escolares.