Os países que sofrem com os incêndios têm um novo recurso à disposição, para lutar contra o flagelo de forma mais eficaz. As Nações Unidas acabam de lançar um site que mostra focos de incêndio detectados em todo o mundo, quase em tempo real.

Denominado Global Fire Information Management System (GFIMS), o projecto foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Maryland (Estados Unidos) e recorre aos satélites da NASA para mostrar as imagens cartográficas online.

Criado pela FAO, "braço" das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, o novo sistema destina-se às corporações de bombeiros, assim como a todas as outras entidades e organismos relacionados com a área dos recursos naturais e agrícolas.

A subscrição é gratuita, sendo que os utilizadores da plataforma podem activar um sistema de alerta por correio electrónico sobre as áreas geográficas que lhes interessem. Inicialmente a informação prestada pelo GFIMS está disponível em inglês, francês e espanhol.

A FAO explica que há um desfasamento de cerca de duas horas, desde a leitura do satélite até à disponibilização dos dados, uma diferença que permitirá às autoridades obterem dados essenciais enquanto o fogo está activo.

Refira-se que os incêndios florestais queimam, em todo o mundo, uma extensão de 350 milhões de hectares a cada ano, metade dos quais em África. Durante o mesmo período, a região do Mediterrâneo contabiliza entre 700.000 a um milhão de hectares ardidos.