A DGS estreia hoje, 29 de novembro, uma nova ferramenta online que possibilita o acesso a indicadores da saúde em Portugal por qualquer internauta. Atualmente estão disponíveis sete secções de avaliação, mas nos próximos meses o objetivo é conseguir dobrar o número de indicadores.

A meta foi definida pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, que considera a informação disponibilizada como "essencial" e que "permite analisar ganhos em termos de saúde", segundo escreve o Jornal de Negócios.

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, destaca a transparência ao serem disponibilizados dados atualizados sobre o sector em Portugal.

Mortalidade geral, mortalidade infantil e consumo de antidepressivos são alguns indicadores que estão disponíveis na ferramenta batizada de Dashboard da Saúde. Os dados podem ser consultados em forma de gráfico, podem ser comparados com números de anos anteriores e podem também ser descarregados.

Os próximos indicadores a entrarem na ferramenta vão ser sobre as doenças transmissíveis e de notificação obrigatória. Segundo o Jornal de Negócios, numa próxima atualização da ferramenta é possível que haja também uma divisão dos dados por região.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico