Os bens que os portugueses mais frequentemente compram online são os bens eletrónicos e tecnologia (26,4%), seguidos pelas férias e passagens aéreas (24,6%), de acordo com os dados mais recentes do estudo TGI da Marktest. O produto menos comprado na internet é o vinho, com apenas 3,9% a afirmarem que o fazem.

Sobre os hábitos de compra, os resultados da análise indicam ainda que 41,1% dos portugueses preferem adquirir medicamentos na sua farmácia, com apenas 6,4% a optarem por fazê-lo online.

Sob a perspetiva das gerações, as conclusões mostram que a Geração Y, entre os 22 e os 36 anos, é que faz mais compras online (70%) e a que mais viaja de avião e tem smartphones. A Geração Z, até aos 21 anos, são a chamada geração instantânea do Youtube, Instagram, Snapchat e Twitter e são, também, os que mais falam inglês.

Os dados da Marktest indicam que a Geração X, entre os 37 e os 57 anos, é aquela que dá maior importância à relação qualidade/preço nas promoções e são os que mais reciclam. Finalmente, os Baby Boomers, com mais de 58 anos, apenas usam o telemóvel para receber e fazer chamadas e mais de 40% não tem telemóvel.