
Todos os dias centenas de investigadores trabalham em todo o mundo para que a tecnologia atual possa ficar "obsoleta" o mais rápido possível. Um grupo de estudo de alemães conseguiu atingir velocidades de 100Gbps através de redes sem fios. Um valor, que segundo os próprios, constitui um recorde.
A velocidade foi conseguida em laboratório e numa distância que nunca ultrapassou os 20 metros. Para conseguirem estes resultados os investigadores criaram um novo método onde são usados sinais de rádio de alta frequência que são geradas no próprio transmissor.
As vantagens desta inovação? Criar uma alternativa à distribuição de Internet de alta velocidade exclusivamente através de fibra ótica, o que em muitos países e sobretudo em áreas rurais, é visto como um investimento económico que não compensa. Assim, é possível reduzir o número de infraestruturas necessárias para a distribuição nessas zonas.
A novidade aparece poucos meses depois de ter sido concretizada a primeira ligação intercontinental com capacidade para atingir velocidades de débito de 100Gbps, o que mostra os esforços que têm sido feitos para tornar a Internet mais capaz.
A mesma equipa de investigação do instituto alemão, que trabalho num projeto chamado Millilink, já conseguiu atingir velocidade de 40Gbps em redes wireless numa distância até mil metros.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários