Junho é o mês escolhido para o lançamento global do IPv6. A nova geração do protocolo de Internet vem alargar o número de endereços disponíveis e substituir o IPv4 que, cuja capacidade foi oficialmente declarada como "esgotada" o ano passado.

Depois do teste à escala mundial levado a cabo em 2011, o novo protocolo de Internet tem agora data de lançamento mundial alinhada para 6 de junho de 2012, com o apoio da Internet Society e de gigantes como a Google que explica o apoio no seu blog, mas também de nomes como a Cisco, o Facebook, o Bing ou o Yahoo.

A decisão de promover esta iniciativa a uma escala global foi anunciada esta semana, numa altura em que os últimos endereços disponíveis no IPv4 se esgotam rapidamente. Recorde-se que os últimos blocos de endereços foram distribuídos pelas cinco regiões do globo em fevereiro de 2011.

A transição começou a ser trabalhada há 15 anos, altura em que foi publicada a especificação para o protocolo, e contou com o investimento de milhões de euros de empresas e organismos públicos, entre os quais a Comissão Europeia.

Nos últimos anos têm-se multiplicado os esforços, que tiveram no Dia Mundial do IPv6 , a 8 de junho de 2011, a sua principal prova de resistência, quando gigantes internacionais de Internet e Telecomunicações, decidiram testar as versões dos seus sites suportadas no protocolo. A iniciativa, que contou com a participação de diversos sites portugueses, foi considerada um sucesso, servindo de ensaio para o lançamento mundial em meados deste ano.

No dia 6 de junho, as empresas que se juntam à iniciativa passam a suportar a tecnologia de forma permanente e a estabelecer como preferencial a ligação aos sites que a usam.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes