Cerca de 70 por cento do número de ficheiros adquiridos legalmente online entre Dezembro de 2003 e o passado mês de Julho foram vendidos a partir da iTunes Music Store da Apple, revelam dados do NPD Group. Para o mesmo período de tempo analisado, a quota do Napster ficou-se pelos 11 por cento, enquanto o MusicMatch, a RealNetworks e o WalMart arrecadaram seis por cento cada um.



O número de internautas norte-americanos que compram ficheiros atingiu o seu máximo em Abril de 2004, mês em que 1,3 milhões de indivíduos pagaram pelos seus downloads. A partir dessa altura, o volume de ficheiros pagos tem vindo a diminuir nos Estados Unidos, situando-se actualmente em cerca de um milhão de consumidores por mês. Segundo o NPD, a queda coincidiu com o fim das campanhas promocionais de lançamento, oferecidas por vários serviços online.



Mas a analise de conteúdos dos 40 mil discos rígidos que constituem o painel do NPD Group MusicWatch Digital revelou igualmente que o MP3 está a começar a perder terreno face aos formatos entretanto introduzidos, tendo sofrido uma queda drástica nos últimos meses.



No ano passado, o MP3 representava 82 por cento no total de ficheiros de música guardados num PC, quando durante este ano o volume baixou 10 pontos percentuais. As principais beneficiadas foram a Apple e a Microsoft, cujos formatos próprios AAC e WMA, respectivamente, seguem "taco-a-taco", tendo ganho cada um cinco por cento da quota dos discos rígidos.



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