A cidade japonesa de Yokosuka tornou-se num dos primeiros municípios do mundo a integrar o ChatGPT na caixa de ferramentas digitais dos seus funcionários. Ao todo, são cerca de 4 mil trabalhadores que recorrem diariamente ao software.

"A nossa população está a diminuir e o número de empregados, consequentemente, também. Recorremos a ferramentas como o ChatGPT para libertar recursos humanos que precisam de ser alocados a tarefas que estão dependentes de uma interação cara a cara", explicou Takayuki Samukawa, representante do departamento de relações públicas da câmara de Yokosuka, em conversa com o The Japan Times.

ChatGPT gera preocupações na Alemanha. Autores e artistas pedem controlo mais apertado da tecnologia
ChatGPT gera preocupações na Alemanha. Autores e artistas pedem controlo mais apertado da tecnologia
Ver artigo

O chatbot está a ser usado para sumarizar, auxiliar processos de ideação junto das equipas de marketing e comunicação, redigir bases para documentos administrativos e converter linguagem burocrática em linguagem mais corrente.

A implementação desta ferramenta em Yokosuka acontece após a visita de Sam Altman, CEO da OpenAI, ao Japão, onde afirmou estar empenhado em expandir as operações da empresa no país. Em resposta, Hirokazu Matsuno, secretário-geral do executivo, sublinhou as intenções do país de reduzir a carga de trabalho dos funcionários públicos com a ajuda da IA.

A utilização do ChatGPT em Yokosuka vai ser avaliada após um mês. O compromisso dos agentes públicos com o chatbot pode levá-lo a integrar outras esferas de gestão política, mas Samukawa afirma que esta implementação não tem como intenção dar o exemplo a outros municípios.

Este software vai ser testado em parelha com o "LoGo Chat", um outro serviço de chat, este mais local, cujo propósito é agilizar o tratamento de assuntos burocráticos da política local.