Está disponível a partir de amanhã, quarta-feira, o primeiro Observatório Transnacional de Jogo Remoto.

Em declarações à Lusa, Luís Rebordão, responsável pelo site explicou que o espaço online tem por objectivo informar os consumidores portugueses relativamente aos jogos de apostas online.

O jogo através da Internet conta actualmente com mais de 2.700 sites, fornecidos por 603 empresas através de 60 jurisdições diferentes.

Na opinião de Luís Rebordão, enaquanto alguns destes espaços têm "elevados padrões de segurança e responsabilidade social, devidamente licenciados, regulados e auditados por jurisdições da Comunidade Europeia, outros causam sérios danos aos consumidores pouco informados", adverte.

O Observatório, que funcionará no endereço www.jogoremoto.pt, promete fazer uma "avaliação permanente da transparência e responsabilidade social com que o jogo 'online' é entregue aos consumidores portugueses", explicou o responsável à Lusa.

"As nossas preocupações não incidem em quem fornece o jogo aos portugueses, mas sim sobre a forma como o faz", sublinhou Luís Rebordão, que há vários anos acompanha a evolução do jogo em Portugal e em outros países.

Apesar de não haver estudos, as estimativas apontam para que existam cerca de 100.000 pessoas com problemas de jogo em Portugal.

O "mundo" de jogos que a Internet, os telemóveis e a televisão interactiva oferecem deram uma nova dimensão aos problemas ligados à dependência do jogo. As estimativas apontam que existam cerca de 200 "sites" de jogo na Internet direccionados especificamente para Portugal.