O estudante alemão de 18 anos que em Maio último confessou ser autor do Sasser comparecerá em breve perante o tribunal, mediante a acusação de "sabotagem informática, manipulação de dados e interrupção de sistemas públicos", informaram as autoridades judiciais de Verden, na Alemanha.



No relatório de acusação de 73 páginas, o ministério público alemão lista 173 testemunhas e indica 143 denúncias por prejuízos materiais que reclamam 130 mil euros de indemnização. "Os vírus causaram danos em todo o mundo. Não há qualquer dúvida sobre isso", apontou o juiz encarregado da investigação, Helmut Trentmann, citado na imprensa internacional, lamentando não ter entre as provas reunidas queixas das grandes empresas "que de certeza se viram afectadas por estes vírus".



Sven Jaschan foi detido a 7 de Maio último, na sequência de uma denúncia de um grupo de indivíduos que procuravam receber uma recompensa prometida pela Microsoft (ver Notícias Relacionadas). O estudante de 18 anos confessou às autoridades alemãs a autoria do worm Sasser, existindo investigações posteriores que também o ligam à criação de, pelo menos, uma das versões do vírus Netsky, que surgiu em meados de Fevereiro.



O Sasser, que ataca os sistemas operativos Windows 2000, Server 2003 e XP da Microsoft, não se propagava, como a maioria dos vírus, através de correio electrónico, circulando antes pela Internet na procura de computadores desprotegidos a fim de neles se introduzir.



O worm não tinha um efeito destrutivo para os dados dos computadores infectados, mas causava o seu reinício frequente e a incapacidade de manter uma ligação estável à rede, para além de ocupar largura de banda e capacidade de processamento a identificar outros computadores vulneráveis.



Notícias Rlacionadas:

2004-07-29 - Sophos acusa hacker alemão de ser responsável por 70% das infecções de vírus em 2004

2004-05-13 - Polícia alemã interroga mais suspeitos de ligação aos casos Sasser e Netsky
2004-05-10 - Polícia detém presumível autor do worm Sasser com base em denúncia

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.