A utilização das redes sociais voltou a ser analisada na sua relação com as horas dormidas e as conclusões são que as primeiras andam a roubar, indevidamente, tempo às segundas.

O mais recente estudo a fazer a associação, publicado na Acta Paediatrica, inquiriu 5.242 estudantes, entre os 11 e os 20 anos de idade, no Canadá, concluindo que 63,6% dormiam menos do que o recomendado, sendo que 73,4% dos estudantes a reportarem que usam as redes sociais, pelo menos, uma hora por dia.

Os resultados indicam ainda que as horas de sono entre os estudantes diminuem à medida que o tempo dedicado a navegar nas redes sociais aumenta.

“O impacto que os media sociais podem ter nos padrões de sono é um tópico de muito grande interesse, dados os bem conhecidos efeitos adversos da privação do sono para a saúde”, refere Jean-Philippe Chaput, do Hospital of Eastern Ontario Research Institute.

O investigador sublinhou ainda a importância que os dispositivos eletrónicos têm na sociedade atual e o facto de só agora se estar a começar a compreender os seus riscos e benefícios.