
Apesar das críticas muitas vezes apontadas ao tempo ocupado pelos jovens em atividades online, sobretudo em jogos e nas redes sociais, um novo estudo do departamento de educação da Universidade de Oxford mostra que os adolescentes que não têm acesso à Internet estão em grande desvantagem face aos seus pares em termos educativos e sociais.
O estudo foi realizado no Reino Unido e abrangeu mais de mil lares, sendo completado com entrevistas aprofundadas a 200 jovens e às suas famílias entre 2008 e 2011, identificando a existência de uma grande ansiedade por parte dos educadores em relação à possibilidade das redes sociais distraírem os jovens dos estudos. A tendência dos jovens usarem os telemóveis enquanto estudam também era caso de desespero para muitos pais.
Mesmo admitindo a existência de riscos, o estudo da Universidade de Oxford conclui que há mais vantagens do que desvantagens neste processo de multitasking e na utilização da Internet.
Para além das desvantagens apontadas na educação, como a incapacidade de fazerem investigação e completarem trabalhos em casa, os investigadores indicam ainda que estes jovens são também desfavorecidos nas relações sociais, sentindo-se muitas vezes à margem do grupo de colegas.
Os investigadores temem que a reação negativa dos pais à utilização das tecnologias poderá impedir que os jovens se tornem utilizadores confiantes e seguros. "Os pais tendem a focar-se nos aspetos negativos - especialmente na distração gerada pelos sites de redes sociais - sem verem os efeitos positivos que os seus filhos obtêm por estarem online", sublinha Chris Davies, um dos investigadores.
Uma estimativa realizada pelos investigadores conclui que cerca de 10% dos jovens britânicos não possuíam ligação à Internet em casa na altura do estudo. Os números mais recentes do organismo de estatísticas do Reino Unido sugerem que estes números foram reduzidos para 5% em 2012, mas os investigadores estimam que 300 mil crianças no país não tenham Internet em casa.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários