Perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o líder da Comissão Europeia afirmou que a dimensão digital é cada vez mais fulcral na estratégia de crescimento do bloco europeu. Depois de sublinhar que os cidadãos e a economia estão hoje digitalizados, Juncker apelou a maiores investimentos nas infraestruturas de comunicações digitais e de conectividade.

Neste âmbito, o presidente da Comissão disse que, em 2025, as redes 5G serão ubíquas na União Europeia. Juncker afirmou ainda que estas novas infraestruturas e serviços de quinta geração têm o potencial para criar, pelo menos, 1,3 milhões de empregos na Europa durante a próxima década.

Ainda, o responsável garantiu que, até 2020, todas as vilas e cidades europeias terão acesso gratuito a internet sem fios, nos principais centros da vida pública.

A tão falada “privacidade digital” também pautou o discurso do Estado da União. O presidente Juncker considera que “ser europeu significa ter os seus dados pessoais protegidos por fortes leis europeias”. O responsável máximo da Comissão acrescentou que os cidadãos não querem que os seus movimentos sejam vigiados por drones nem que empresas possam monitorizar todos os seus “passos digitais”.

Juncker deixou bem claro que as leis europeias de proteção de dados são para ser respeitadas por todas as empresas, sem exceção, independentemente da sua sede e local de armazenamento de dados. Ele declarou que a proteção dos dados digitais “é uma questão de dignidade humana”.