O LinkedIn anunciou uma atualização no visual dos perfis dos utilizadores que pretende tornar a rede social mais atrativa e focada na missão empresarial. Os 175 milhões de registados em todo o mundo recebem a alteração durante os próximos meses.

Numa publicação no blog oficial da rede social, Aaron Bronzan, gestor de produtos na LinkedIn, diz que as alterações nos perfis estão divididas em três grandes categorias. A primeira destina-se a contar "histórias profissionais", que ajudam o utilizador a promover as primeiras impressões e as habilidades que causam aos visitantes do perfil.

A segunda tem como intenção ajudar as pessoas a "descobrirem contactos e oportunidades" através de um remodelado modelo visual. Será mais simples para os utilizadores do LinkedIn criarem mais pontos de conexão entre os interesses que têm e os interesses de outras pessoas e instituições.

A terceira grande alteração está relacionada com uma vertente mais social do LinkedIn, que melhorou o mural de publicações e transferiu-o para primeiro plano quando alguém acede ao perfil na rede. Desta maneira as primeiras informações que os utilizadores sabem são as novidades das suas conexões.

No geral o LinkedIn ficou mais gráfico e adotou uma vertente mais social, onde as imagens ganham destaque. As aplicações para sistemas operativos móveis também serão actualizadas para introduzir estes três novos conceitos."Tornamos mais fácil construir e gerir a identidade no LinkedIn. "Tornamos o perfil mais explorável. É mais fácil construir um perfil. E tudo para aumentar a produtividade na rede", disse Aaron Bronzan, durante a conferência de apresentação das novidades.

Segundo informa o LinkedIn, Portugal tem 860 mil utilizadores registados que também terão acesso ao novo perfil nos próximos meses. Os que quiserem experimentar a "nova cara" da rede social o quanto antes devem fazer um pré-registo na página do novo perfil.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico