O LinkedIn é conhecido por ser a rede social para as ligações em ambiente profissional. Mas os responsáveis pela plataforma online querem agarrar uma nova fatia de utilizadores e viram-se agora para os internautas mais jovens através das Páginas de Universidade. Desta forma os utilizadores que estão em vias de entrar para o mercado do trabalho podem criar antecipadamente a sua rede de contactos.

"O sítio ideal para começar a tua história profissional". É desta forma que a rede social se dirige aos jovens, afastando a ideia de que o LinkedIn é um sítio de pessoas velhas, engravatadas e agarradas a pastas de executivos. "É no mundo do trabalho que a verdadeira aprendizagem começa", é outro dos mantras transmitidos pela plataforma social.

A ideia consiste em criar uma página "profissional" para cada universidade. Desta forma os alunos que começam a pensar nas opções futuras podem ter o primeiro contacto com as formas de ensino que antecedem o mercado de trabalho. Nestas páginas também já podem estabelecer contactos com futuros colegas, antigos alunos, professores e empresas parceiras.

Em Portugal a idade mínima para o registo no LinkedIn vai ser de 14 anos a 12 de setembro, pelo que os mais jovens com instinto de empreendedor ou que já sabem que áreas querem explorar profissionalmente, têm mais uma rede social onde podem desenvolver contactos.

O LinkedIn também considera que o novo serviço vai ser importante para os jovens para que estes tenham uma perceção das múltiplas saídas que cada área pode ter - um conhecimento que por vezes só é adquirido dentro da universidade.

Ao todo são já mais de 200 as universidades que criaram uma página profissional no LinkedIn, sobretudo norte-americanas. Em Portugal uma pesquisa pelas universidades do Minho, Porto, Beira Interior ou Instituto Superior Técnico já produzem alguns resultados - onde estão empregados os antigos alunos por exemplo -, mas aparece sempre a mensagem de que as páginas ainda não estão completas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico