A loja de aplicações para Android estaria prestes a atingir um novo marco histórico por estes dias, com o número de apps descarregadas a atingir os 15 mil milhões, noticiava ontem o The Independent. Mas afinal, a meta já foi ultrapassada.

A informação é avançada pelo TechCrunch, que na sequência do artigo publicado pelo jornal britânico contactou a Google. A confirmação foi dada por uma porta-voz da empresa, que afirmou que o número tinha sido atingido "há algumas semanas atrás".

Embora as declarações de Gina Weakley Johnson tenham abrandado algum do entusiasmo criado em torno da especulação do jornal, são reveladoras da "boa saúde" de que goza a loja oficial de aplicações para o sistema operativo móvel da Google - que raramente fornece números sobre os downloads efetuados a partir da plataforma.

Depois de logo no início de março, a propósito da mudança de nome da loja, ter anunciado 12 mil milhões de aplicações já tinham sido descarregadas desde o seu lançamento, em meados de 2009, vemos o número disparar para os 15 mil milhões em poucos dias. Basta fazer as contas.

O anúncio da mudança de nome do Android Market para Google Play foi feito a 7 de março. Na altura contabilizavam-se 12 mil milhões de downloads. Passado um mês a empresa admite que a marca dos 15 mil milhões foi ultrapassada "há algumas semanas".

O mesmo número de downloads tinha sido atingido pela AppStore, da Apple, em julho de 2011. O último número reportado pela loja de aplicações para dispositivos iOS era de 25 mil milhões de downloads, registados o mês passado.

De acordo com as estimativas do blog especializado, a loja de aplicações da Google estará a registar cerca de mil milhões de downloads por mês, enquanto a dedicada ao iPhone, iPad e iPod chegará aos cerca de 1,25 mil milhões de aplicações descarregadas por mês.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes