A data estava marcada e chegou. A loja de aplicações para telefones Windows Mobile 6 encerra as suas portas ao público, deixando sem uma plataforma para atualizações e download de aplicações todos quantos usem versões do SO móvel da Microsoft anteriores ao Windows Phone 7.

Há meses que a gigante do software vinha alertando os utilizadores e, depois de sucessivos adiamentos, foi ontem emitido o último aviso, com a empresa a incentivar os interessados a procederem aos últimos downloads e atualizações, confirmando que mercado de aplicações seria encerrado no dia seguinte.

"A partir de 22 de maio de 2012 o Windows Mobile 6.x Marketplace deixa de estar acessível", escreve a fabricante, na mensagem reproduzida pela imprensa internacional.

A extinção do Marketplace deixa sem um espaço onde se encontrem reunidas as várias aplicações e atualizações disponíveis para os smartphones equipados com o Windows Mobile, sob a alçada da Microsoft. Estes podem porém continuar a contar com o software disponibilizado através de sites de terceiros.

Fica também assegurado que continuam ativas as aplicações e jogos que já tenham sido descarregadas para os telefones.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes