Já se encontram abertas as inscrições para a segunda edição do L'Oréal e-Strat Challenge. Até ao dia 3 de Dezembro os interessados poderão incresver-se em www.e-strat.loreal.com. O nome das equipas apuradas será anunciado a 13 desse mês e a competição decorrerá entre 14 de Janeiro e 7 de Março do próximo ano.



No ano passado, 402 equipas constituídas por universitários finalistas e pré-finalistas, de 42 países participaram neste jogo de gestão estratégica de uma empresa virtual online, entre as quais sete portuguesas. O objectivo é colocar as equipas a jogar em simultâneo, através da Internet, durantes dois meses.



Os participantes terão assim de tentar liderar o mercado virtual da cosmética, gerindo uma carteira de marcas de cosmética em diferentes circuitos de distribuição. Cada equipa será constituída por três estudantes e durante as seis fases que constituem o jogo estes gestores virtuais terão de decidir quais as medidas a tomar para o sucesso da empresa, seja em relação à estratégia de marketing, quotas de mercado, ou posicionamento das marcas e investimentos publicitários.



A equipa vencedora será aquela que obtiver melhores resultados e maior cotação bolsista para as suas acções. Os primeiros classificados ganham uma viagem, os segundos uma camcorder, e por último os terceiros classificados recebem uma máquina fotográfica digital. A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá em Paris.



Em 2000 participaram neste evento mil e trezentos alunos, e sete equipas portuguesas. A que alcançou melhor classificação foi a equipa da Universidade do Porto, que ficou na trigésima sexta posição, depois foi a Universidade Nova em sessagésimo quarto lugar e a Escola Superior de Comunicação Social, em septagésimo quinto lugar. Os Estados Unidos, Turquia e Espanha conseguiram as primeiras posições.