Em média 89% dos portugueses com mais de 15 anos acedem mensalmente à Internet, realizando 74 visitas por dia, o que significa uma média de duas horas de navegação diária em média por internauta, 53 horas por mês. Esta é a conclusão mais abrangente do estudo da empresa especialista em data science PSE, com dados de 2018 sobre o comportamento dos portugueses na Internet, apresentado na semana passada em Lisboa.
Intitulado por "Net Behaviour - Comportamento da População Portuguesa na Internet", a investigação define três grandes grupos no que diz respeito à relação com a Internet: o power user, a maioria e o senior discover.
De acordo com os dados, 91% dos internautas faz uma média de 63 visitas por dia, despendendo em cada uma delas cerca de dois minutos, e, quanto às minorias, 5% dos internautas visitam uma página web muito mais vezes, com uma média de 351 visitas por dia. No entanto, despendem menos tempo em cada visita. No outro oposto surgem os 4% dos internautas que fazem menos visitas, numa média de 31 por dia, mas que passam mais tempo em cada página, cerca de 3,5 minutos.
Nas conclusões destacadas no relatório, afirma-se que a digitalização da população é uma realidade relevante, mas com muitas diferenças. A classe social e a instrução revelam ser fatores extremamente diferenciadoras na Internet.
Para além disso, e de uma forma mais específica, os investigadores criaram 15 perfis comportamentais para os internautas analisados, observando a sua interação com 11 dos principais setores de atividade.
Na galeria pode conferir os diferentes tipos de utilizadores de Internet, que integra utilizadores de todas as faixas etárias. O The Browser é o perfil com maior presença na Internet em Portugal.
Com dados referentes ao ano de 2018, a investigação analisou as atividades online de 1.757 utilizadores no PC, smartphone e tablet.
Media é o setor mais visitado, mas é nos classificados que os internautas passam mais tempo
O setor dos media é o que leva ao maior número de visitas na Internet, com uma média de 117 visitas mensais, seguindo-se a área dos classificados, que originam 80 visitas por mês. O retalho, a banca e o turismo são as restantes áreas mais visitadas na Internet.
No entanto, os números mudam na hora de avaliar a duração das visitas. De acordo com os dados, é nos classificados que os internautas passam em média mais tempo na Internet (98 segundos por visita), seguindo-se o retalho (93), automóvel (92), turismo (88) e telecomunicações (82).
Quanto às pesquisas, 26% dos portugueses fazem pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respetivos preços, seguido de pesquisas sobre temas relacionados com viagens, turismo e outras atividades de lazer (25%). 22% dos inquiridos procuram mais informações sobre tecnologia de informação, incluindo reviews e comparações de produtos (22%).
Quais são as marcas mais digitais?
No setor da fast food, o Mcdonald’s é marca que tem mais visitantes, mas é a Telepizza que é mais digital, enquanto no setor do retalho é o Continente quem lidera a lista dos mais procurados. No entanto, a Insígnia é a marca mais digital. No que diz respeito à área do fashion online o Showroomprive é a loja com mais visitantes, mas, à semelhança do que acontece no setor retalhista, a Insígnia é a marca mais digital.
Na área da comunicação social, a Rádio Comercial é a rádio de entretenimento mais digital, seguida pela RFM, e na Banca é a Caixa Geral de Depósitos quem lidera essa lista. No entanto, no setor das telecomunicações, as marcas mais digitais têm forças semelhantes, com a MEO a liderar, seguida da NOS e da Vodafone.
No mercado automóvel a Renault é a marca mais digital, mas o Grupo PSA, que integra as marcas Peugeot, Citroen e Opel, tem uma forte presença digital.
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