Já são conhecidos os resultados da segunda call da iniciativa WiFi4EU e há 80 municípios portugueses na lista de vencedores que têm entrada direta no programa europeu que permite criar redes gratuitas de acesso à internet em espaços públicos.

As candidaturas estiveram abertas nos passados dias 4 e 5 de abril e, segundo a Comissão Europeia, registaram a participação de mais de 10 mil municípios de todos os Estados-membros.

Nesta fase estiveram disponíveis mais de 3.400 vouchers, de 15 mil euros cada, que são entregues num modelo de "primeiro a chegar, primeiro a ser servido", embora com preocupações de equilíbrio entre os vários Estados-membros. Está definido que cada país receba no mínimo 15 vouchers e no máximo 510.

Portugal sai da segunda call com 80 municípios vencedores, entre os quais Alcochete, Barreiro, Cascais, Castelo Branco, Lamego, Mêda, Odivelas, Seixal e Vila Real de Santo António.

Estas localidades juntam-se a lista de 120 vencedores da primeira cal da WIFI4EU, divulgada no final de 2018.

O programa WIFI4EU teve como relator o eurodeputado português Carlos Zorrinho e reservou 120 milhões de euros para financiar o fornecimento de acesso à internet gratuito aos europeus, e a criação de uma plataforma que faça a gestão da identidade dos utilizadores nas várias redes.

Vão ser lançadas várias fases de candidaturas que abrangem todos os 28 membros da UE, mais a Noruega e a Islândia. Todos os municípios interessados têm de se registar no site WIFI4EU e só depois podem entregar a candidatura.