"Pessoas por todo o mumdo usam a Meta AI diariamente no WhatsApp, Instagram e Messenger. E, agora, podem escolher se querem ter uma experiência com uma IA pessoal concebida em torno das conversas com a Meta IA numa app autónoma", afirma a empresa liderada por Mark Zuckerberg.

A app, que chega agora gratuitamente às lojas digitais da Google e Apple, tem por base o modelo de IA Llama-4  e inclui um feed de "descoberta" que permite aos utilizadores ver como os outros estão a interagir com a IA, estando também disponível um modo de voz para interagir com a ferramenta.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Ao permitir que os utilizadores vinculem as suas contas do Facebook e Instagram, a aplicação Meta AI possibilita uma abordagem diferente de IA face aos principais concorrentes, estando disponível em código aberto e gratuitamente.

Segundo a empresa, todos os meses mais de mil milhões de pessoas utilizam os seus produtos de IA.

Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Ver artigo

Recorde-se que o novo assistente inteligente da Meta chegou à Europa em março, depois de uma pausa forçada nos planos de expansão das ferramentas da Meta AI na região por questões regulatórias.

Pouco tempo depois, a Meta anunciou que começaria a treinar o seu modelo de IA utilizando conteúdos públicos, como publicações e comentários, partilhados por adultos nas suas redes sociais na União Europeia.

A decisão levantou polémica, com a Comissão Europeia a afirmar que caberia às autoridades de proteção de dados de cada país garantir a possibilidade dos cidadãos europeus se oporem à utilização do seu conteúdo para treinar ferramenta de inteligência artificial da Meta.

Na semana passada, os utilizadores portugueses das redes sociais da Meta começaram a receber um email de consentimento sobre o uso dos seus dados públicos para treino das ferramentas de inteligência artificial (IA) da empresa.

(*Com Lusa)

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 15h59)