"Asseguraram-nos que tencionam respeitar as nossas regras e que têm em mente este estudo de impacto, que está em curso", disse a governante, Clara Chappaz, à AFP.
"A Europa está em condições de pedir um estudo (...) para compreender o impacto nos utilizadores e garantir que a moderação continua a ser de alta qualidade", acrescentou Clara Chappaz.
O Regulamento dos Serviços Digitais (DSA na sigla em inglês) exige que as grandes plataformas efetuem uma análise de risco antes de lançarem qualquer novo serviço na Europa e que implementem medidas de mitigação de risco, se necessário.
"De momento, ainda não decidiram o calendário europeu", garantiu Clara Chappaz.
No entanto, a Meta enviou uma primeira análise de risco à Comissão Europeia na terça-feira, na sequência das declarações de Mark Zuckerberg.
Embora a análise de risco seja apenas um marco legal, não deixa de ser uma questão delicada, uma vez que a Comissão Europeia já emitiu avisos às empresas tecnológicas que não cumpriram a legislação.
Em abril de 2024, a Comissão fez uma advertência ao TikTok, solicitando à plataforma que apresentasse, no prazo de 24 horas, uma avaliação de risco da implantação de um mecanismo de recompensa na sua aplicação TikTok Lite, que entretanto foi definitivamente arquivada na União Europeia (UE) pelo recuo da empresa nesta área.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários