O programa pago de verificação de contas no Facebook e Instagram da Meta está a gerar polémica e a levantar preocupações junto de vários grupos, uma vez que é exigido aos utilizadores que apresentem o seu nome verdadeiro, sem opção para o alterar.

Os testes ao programa começaram em fevereiro, na Austrália e Nova Zelândia, com a empresa liderada por Mark Zuckerberg a avançar para os Estados Unidos em março. Ao inscreverem-se no programa, os utilizadores, que precisam de ter mais de 18 anos e ter o sistema de autenticação de dois fatores ativo nas redes sociais, necessitam também de documentação pessoal oficial.

Como detalha a tecnológica, de momento, o programa Meta Verified suporta apenas os nomes verdadeiros dos utilizadores. Quando um perfil é verificado, não é possível mudar o nome do mesmo, assim como o nome de utilizador, a data de nascimento ou a foto de perfil, sem ter de passar por todo o processo de subscrição e de verificação novamente.

Depois do Twitter, o Facebook e o Instagram começaram a cobrar 12 dólares mensais pela verificação azul
Depois do Twitter, o Facebook e o Instagram começaram a cobrar 12 dólares mensais pela verificação azul
Ver artigo

Um dos grupos que está preocupado com esta decisão é o de criadores de conteúdo para adultos. Como avança o website TechCrunch, vários criadores expressaram o seu descontentamento acerca do Meta Verified em redes sociais como o Twitter, alertando outros acerca dos requerimentos do programa.

Por exemplo, Abigail Mac, criadora de conteúdo para a plataforma OnlyFans, conta ao website que tentou utilizar o seu nome profissional durante o processo de verificação, mas sem sucesso. A criadora contactou a Meta acerca desta questão, recebendo uma resposta que indicava que o perfil de Instagram de um utilizador tinha de corresponder ao nome no seu documento de identificação oficial para evitar casos de falsificação de identidade.

Embora concorde com a preocupação expressada pela Meta, a criadora defende que este requerimento pode levantar questões problemáticas, não só no caso de criadores de conteúdo para adultos, mas também de celebridades, que usam nomes profissionais para tentar proteger a sua privacidade.

Outros criadores de conteúdo para adultos partilham a mesma opinião, alertando também para o impacto da medida em outras comunidades, como a LGBT. Há também quem defenda que esta é uma questão que levanta problemas para a privacidade de todos os assinantes do Meta Verified.

Um porta-voz da Meta afirma que a empresa está a avançar com o programa de verificação de contas com “padrões elevados de segurança”. Embora admita que possa eventualmente fazer mudanças ao requerimento, a tecnológica não garante que os assinantes do Meta Verified sejam autorizados a mudar os seus nomes de perfil.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.