Depois dos rumores que circularam em fevereiro de que a Meta iria começar a cobrar as contas verificadas, o serviço já começou a operar oficialmente nos Estados Unidos. Os utilizadores do Facebook e Instagram podem requerer a autenticação, assinalada pela marca azul, pagando uma subscrição mensal de 12 dólares se o pagamento for feito através do browser de internet ou 15 dólares em smartphones iOS e Android.

Segundo a página de inscrição, ao receber a marca de verificação, os seguidores e comunidade ficam com a certeza que estão a interagir com o utilizador em questão. A autenticação tem outras vantagens, tal como maior segurança da conta, incluindo autenticação de dois fatores e acesso direto a suporte técnico “de uma pessoa real” quando necessita de ajuda. Por fim, os utilizadores recebem stickers exclusivos no Facebook e Instagram Stories e Reels. Todos os meses recebem também 100 estrelas, uma forma de suportar outros criadores de conteúdos através de “gorjetas" virtuais.

Meta verificação
Meta verificação

Esta funcionalidade está presente em testes na Austrália e Nova Zelândia desde o mês passado e uma das controvérsias dizem respeito ao facto de as contas autenticadas ganharem uma maior visibilidade em algumas partes das redes sociais. Nesse sentido, a Meta optou por deixar de fora no lançamento nos Estados Unidos. “Ouvimos o feedback de como o funcionamento desta oferta estava a causa confusão, por isso estamos a investir mais tempo para explorar o seu valor e aprender mais sobre a mesma antes de a expandir”, disse a Meta em declarações ao Engadget.

Os utilizadores legíveis ao programa de verificação têm de ter mais de 18 anos e ter o sistema de autenticação de dois fatores ativo. Além disso, precisam de documentação pessoal oficial, que corresponda ao nome e fotografia da respetiva conta do utilizador. Este elemento é importante, uma vez que os subscritores verificados da Meta não podem mudar a foto ou nome, assim como alcunha ou data de nascimento, sem terem de passar por todo o processo de verificação de novo.

De recordar que o Instagram abriu a funcionalidade Channels, em que os criadores de conteúdo vão poder criar canais de comunicação com as suas comunidades, onde poderão ser partilhadas mensagens de texto, sondagens e outros conteúdos interativos.