Cinquenta por cento da população portuguesa respondeu aos Censos através da Internet, estima o Instituto Nacional de Estatística (INE). O valor mostra que esta via foi a opção escolhida por cinco milhões e 333 mil cidadãos.

Ainda sem resultados finais para este ano, o INE estima em 10,6 milhões o número de habitantes no país para este ano, o que se traduziria numa taxa de inquéritos respondidos pela Internet de 50,3%, acima da metade da população.

Os dois únicos países da UE que já concluíram os Censos 2011 - um levantamento que está a ser feito mundialmente -, Bulgária e Lituânia, tiveram uma taxa de resposta pela Internet de 41,2 e 25 por cento respectivamente, abaixo da taxa portuguesa.

Segundo o comunicado de balanço do INE, as pessoas que responderam por Internet vivem em um milhão e 968 mil alojamentos, o que corresponde a uma média de 2,7 pessoas por habitação.

A Madeira e o Norte foram as regiões com mais inquéritos respondidos online, com perto de 70 por cento e pouco mais de 60 por cento, respectivamente. O oposto verificou-se no Alentejo, onde apenas 30 por cento dos cidadãos optaram por esta via.

A resposta aos Censos 2011 pôde ser feita online durante 24 dias, entre 20 de Março e 12 de Abril, nos dois últimos dias já com prazo prolongado. Esta foi a primeira vez que os portugueses puderam responder pela Internet ao recenseamento da população.

O balanço geral dos Censos mostra que até ao momento, oito milhões e 553 mil pessoas já responderam ao inquérito, dos quais três milhões e 220 mil optaram pelo papel, segundo o INE. A taxa de resposta aos Censos 2011 é superior aos 80 por cento, excepto na Região Autónoma dos Açores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.