Este ano, a reunião anual do Fórum Económico Mundial (WEF, na sigla em inglês) em Davos, Suíça, decorre entre os dias 16 e 20 de janeiro. A tecnologia é também um dos tópicos em debate, com foco em particular nas soluções que podem ajudar o mundo a ultrapassar alguns dos problemas mais urgentes

A Global Collaboration Village, que nasceu de uma parceria entre o WEF com a Accenture e a Microsoft, é um dos pontos de destaque da mais recente edição do encontro em Davos. Depois de terem sido dados os primeiros passos rumo ao desenvolvimento desta aldeia global de colaboração no metaverso em 2022, é agora revelado um novo protótipo funcional.

Como detalha o WEF, a iniciativa quer afirmar-se como o futuro virtual da colaboração público-privada, com espaços imersivos onde decisores se podem reunir para encontrar soluções para os desafios urgentes que o mundo enfrenta.

Metaverso chega à reunião de Davos 2022. Fórum económico vai ter uma "aldeia virtual" para colaboração
Metaverso chega à reunião de Davos 2022. Fórum económico vai ter uma "aldeia virtual" para colaboração
Ver artigo

Na Global Collaboration Village será possível encontrar espaços concebidos para sessões e reuniões, assim como plenários e workshops, além de zonas específicas para investidores e parceiros.

Um dos pontos principais da Global Collaboration Village passa pelos centros de colaboração virtual com experiências imersivas. Através deles será possível, por exemplo, entrar num hub virtual dedicado aos oceanos, onde os participantes poderão explorar as suas profundezas e perceber a importância da proteção dos ecossistemas marinhos.

Davos 2023 | Global Collaboration Village
Experiência imersiva na Global Collaboration Village.

O WEF avança que há agora mais de 80 organizações que estão a ajudar no desenvolvimento da Global Collaboration Village e que, ao longo do ano, serão convidadas ainda mais para impulsionar o potencial dos espaços imersivos na resolução de problemas globais.

Tecnologias que podem mudar o mundo em debate

Ao longo dos próximos dias, Davos vai ser palco para um vasto conjunto de sessões centradas em torno do mundo da tecnologia. Ao todo, o Centre for the Fourth Industrial Revolution (C4IR) acolherá mais de 100 painéis, com temas que vão de Inteligência Artificial ao metaverso, e muitos deles podem ser acompanhados online.

Depois de uma sessão dedicada à forma como a tecnologia pode ajudar a tornar o mundo mais resiliente, hoje há espaço para discussões sobre a adoção de tecnologias emergentes pelas indústrias digitais em Big Bets for Digital Industries.

Em Data Collaborations: Lessons in the Field será debatida a importância da colaboração no que respeita aos dados. Esta tarde será também possível acompanhar sessões sobre Inteligência Artificial, no painel Generative AI, e acerca da proteção do ciberespaço, em Protecting Cyberspace amid Exponential Change

Nos dias 18 e 19 de janeiro, temáticas como tecnologias quânticas, “digital twins”, criptomoedas, metaverso, biotech, dados e tecnologias para ajudar o mundo a mitigar a crise climática estarão sobre a mesa de debate em Davos.

A agenda de sessões sobre tecnologia pode ser consultada ao detalhe no website do WEF, onde é também possível assistir às as transmissões em direto ou rever sessões que não chegou a tempo de acompanhar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.