
Entre fevereiro de 2011 e julho de 2012 a Mozilla terá perdido entre 6 a 9 milhões de transferências do seu browser Firefox potencialmente realizadas por utilizadores do Windows 7, devido a uma omissão da Microsoft.
As acusações foram feitas por Harvey Anderson, vice-presidente de assuntos empresariais da Mozilla, através de um post seu blogue pessoal, onde comentou os impactos da omissão durante vários meses no Windows 7 da janela que permitia a um novo utilizador do sistema operativo escolher um browser antes de navegar na Internet pela primeira vez.
Harvey Anderson alega que, durante esse período, as transferências diárias do Firefox caíram 63%, passando para uma média de 20 mil downloads por dia. Cerca de 15 meses depois, quando o problema foi resolvido pela Microsoft, o mesmo responsável da Mozilla refere que as transferências diárias dispararam 150%, para as 50 mil. O número total de perdas avançado pela Mozilla resulta da diferença de downloads verificada nesse período.
A janela de seleção de browser resulta de uma imposição da Comissão Europeia que remonta a 2009, no âmbito do processo de abuso de posição dominante intentado contra a Microsoft.
A Microsoft já garantiu que a omissão do ecrã de seleção do browser foi uma falha técnica no Service Pack 1 do Windows 7, uma versão que os concorrentes questionam e que levou 15 a meses para ser resolvida, questão que já motivou uma advertência da Comissão Europeia e que pode valer uma nova multa à empresa norte-americana.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários