São vários os utilizadores que recorrem ao Google Photos, uma vez que o serviço na Cloud permite armazenar todas as suas fotos e vídeos de forma gratuita e ilimitada, desde que sejam guardadas no modo “Alta Qualidade”, que reduz a qualidade do conteúdo para poupar espaço. Porém é já dentro de duas semanas que a funcionalidade de armazenamento ilimitado vai chegar ao fim.

A Google já tinha avançado a decisão em novembro do ano passado, indicando que a partir do dia 1 de junho de 2021, todos os novos uploads de fotos e vídeos que forem feitos para o serviço passariam a contar nos 15 GB de armazenamento gratuito partilhados pelos restantes serviços de armazenamento disponibilizados pela empresa.

De acordo com a gigante de Mountain View, todos os uploads em “Alta qualidade” feitos antes do prazo estabelecido não vão contar para o limite de armazenamento. A Google assegura que 80% dos utilizadores do Google Photos demorarão pelo menos três anos para atingir os 15GB.

Caso tenha uma conta esquecida com fotos importantes armazenadas, o melhor é mesmo movê-las para outra que esteja a usar ativamente. No caso das contas inativas que ultrapassem o limite de 15 GB por mais de 24 meses, a Google poderá apagar alguns dos seus ficheiros a partir do próximo mês.

How to TEK: Armazenamento ilimitado no Google Photos acaba em 2021. Saiba como “salvar” as suas fotos
How to TEK: Armazenamento ilimitado no Google Photos acaba em 2021. Saiba como “salvar” as suas fotos
Ver artigo

Se está preocupado com o destino das suas fotos e vídeos existem algumas medidas que pode tomar, como passar todo o conteúdo que tenha guardado no modo "Original" para "Alta Qualidade", e que detalhamos num How To TeK dedicado à temática.

Para quem prefere os serviços da Google, há a possibilidade de optar por um dos planos pagos do Google One, onde para aumentar o armazenamento até 100 GB terá de pagar uma mensalidade de 1,99 euros. Existem também opções de 200 GB, com uma mensalidade de 2,99 euros, e uma de 1 TB, por 9,99 euros por mês.

Fora das ofertas da Google existem vários serviços online, com modalidades grátis e pagas, caso tenha de guardar muitos ficheiros, a que pode recorrer e que pode encontrar num How to TeK que publicamos anteriormente.