O satélite Terra da NASA passou ontem sobre Portugal e as imagens que captou são impressionantes. Nuvens de fumo densas aparecem a dirigir-se para sudoeste, sobre o Oceano Atlântico, originadas pelos incêndios mais a norte do país.

Este mês de agosto pode já ser considerado um dos mais negros dos últimos verões. Os fogos alastram-se pelas terras portuguesas, deixando rastos de cinzas e desolação e destruindo a vida de muitos cidadãos.

As imagens foram captadas ontem, por volta do meio-dia, pelo Espectroradiómetro de Imagens de Resolução Moderada do satélite Terra.

Por volta das 12:05, poucos minutos depois de passar sobre Portugal Continental, o satélite captou também imagens dos incêndios na ilha da Madeira. Na fotografia, uma gigantesca nuvem de fumo cobre quase metade da ilha, mostrando a dimensão catastrófica dos momentos de angústia vividos nos últimos dias pela população do Arquipélago.

Para que se possa manter atualizado sobre o estado dos incêndios em Portugal, a aplicação móvel Fogos.pt fornece informações sobre os fogos ativos, os recursos mobilizados e as horas de início e de extinção. Os dados são atualizados a cada 10 minutos e são fornecidos pela Proteção Civil.